opiniões sobre tudo e sobre nada...
Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014
Desemprego e internet
Todos os anos milhares de professores enchem os Centros de Emprego do país. Vêm acompanhados da respectiva declaração em suporte de papel ou em suporte digital. E quando este não substitui o outro?
Todos os anos, a partir de meados de Agosto, se começa a receber a declaração de desemprego. Este ano, por qualquer razão, recebi-a mais tarde, e só depois de enviar um e-mail com o pedido. A resposta veio em forma de e-mail. A esperada declaração veio anexada. Hesitação. Deveria copiá-la para uma pen? O número da declaração, só por si, seria suficiente para ser encontrada no sistema? Apostei nesta última. Erradamente!
Chegada ao Centro de Emprego, e após a passagem pelas formalidades normais, entro num gabinete. Entrego o cartão de cidadão. Pedem-me a declaração. Trago o número. Não deu. A pen que não trouxe? Também não dá. Medo de vírus. No sistema, só a escola de há três anos. Tive de regressar a casa. Copiar a declaração para uma pen. (Não tenho impressora!) Fui a uma tabacaria. A impressora só lê ficheiros em PDF. De volta a casa. Converti ficheiro do word para PDF. Regressei à tabacaria. Já com o papel na mão, regressei ao Centro e Emprego. Apresentei o documento à mesma senhora. Expliquei as voltas dadas para conseguir o desejado papel. Desculpas. Compreensão. Problema resolvido. Assunto tratado. Rumei à Segurança Social. Entreguei os papéis do Centro de Emprego. Não. Não recebiam papéis. (Espanto. As pessoas que não sabem da nossa vida são as que têm os nossos formulários?) A senhora do Centro de Emprego não tem a certeza que o formulário tivesse sido submetido. Tinha uma esperança que tivesse seguido. Mas estava a dar erro. Verificada a situação, o formulário chegara ao destino mas… com erro! Acusava falta de documentos. Incompreensão geral. Telefonema para a capital regional. Qual o documento em falta? Espera. Faltava a data da DSD! À frente da “Declaração comprovativa de desemprego”, a falta da data e à frente, e por baixo de “Apresentado”, o “Não”. Porque faltava a data! Teria de regressar ao Centro de Emprego. A chefe do serviço regional, interrogada pela funcionária, diz que não. Que depois de ser analisado o formulário, tudo se resolveria. Pelo sim, pelo não, terei de regressar dentro de dois ou três dias à Segurança Social, para verificar se tudo estará devidamente resolvido, tal como disseram que aconteceria… Nada é infalível, mas...
Tanta tecnologia e tão pouca eficácia!