Algumas disciplinas vão passar a ter, à semelhança do Português e da Matemática, uma carga horária lectiva semanal aumentada. Não sei a que se deve tal decisão, mas posso ter uma ideia. Há já alguns anos atrás que venho dizendo aos meus alunos que a falta de estudo em casa iria fazer com que passassem mais tempo na escola. Eles riam-se, achando piada àquilo que achavam, muito simpaticamente, uma utopia minha.
- O tempo que não estudam em casa, vão passá-lo na escola!
- Não, professora!
- Deus queira que não! Deus queira que, até lá, os alunos percebam que têm de estudar em casa, quer queiram quer não! É uma obrigação vossa!
Claro que, com esta filosofia pedagógica que atribui toda e qualquer responsabilidade unicamente ao professor, cada vez mais os alunos se vão encostando! E quando se fala de ensino, fala-se sempre da obrigação do professor. Ora, esta não é exclusiva do professor. Isso toda a gente sabe, mesmo os que apregoam o contrário! O professor tem metade da responsabilidade cabendo, a outra parte, ao aluno. Este tem de ser responsabilizado pelo sucesso escolar. Tem de perceber que, depois das aulas, que se prolongam pelo dia inteiro, ainda têm de estudar, apesar do cansaço sentido! Quantas vezes, não ouvi esta queixa:
- Oh, professora, depois de um dia inteiro na escola, queremos é chegar a casa e descansar! Não quero pensar mais em escola ou em livros!
Esta era a resposta sempre que lhes dava uma solução para o seu fracasso escolar! Tentava fazê-los compreender que, e apesar dos dias inteiros na escola, era passar todo esse tempo lá e chegar ao final do ano e chumbar! Eles ficavam pensativos, mas alguns não mudavam.
Agora, passados todos estes anos, aí vem o aumento da carga lectiva disciplinar! Talvez assim se consiga, pela repetição, chegar ao tão ambicionado sucesso escolar!
O que não quero, nem desejo para eles, é que cheguem à escola e, cinco ou dez minutos antes do teste, tentem memorizar a matéria (que antes tinham percebido claramente nas aulas) para o mesmo! É preciso que entendam que tal não é a atitude correcta para se alcançar o sucesso!
Projecto Alexandra Solnado
links humanitários
Pela Libertação do Povo Sarauí
Músicos
artesanato
OS MEUS BLOGS
follow the leaves that fall from the trees...
Blogs
O blog da Inês
Poetas