opiniões sobre tudo e sobre nada...
Quinta-feira, 27 de Agosto de 2009
Disciplinas e cursos
Se estava difícil a escolha agora parece pior. Refiro-me aos cursos que os jovens têm de escolher, acabado o ensino básico obrigatório. É do conhecimento geral que a pior disciplina em termos de resultados, salvas as raras excepções, é a matemática. Pois é precisamente esta disciplina que se encontra infiltrada em quase todos os cursos, limitando forçosamente as suas escolhas. Não seria um problema se estes cursos não fossem procurados, em grande parte, por alunos que revelaram grandes dificuldades nesta disciplina ao longo do segundo e terceiro ciclos. Há muitos que, apesar da avaliação negativa nesta disciplina, insistem em escolher cursos cuja matemática faz parte dos currículos. É preciso coragem! Tudo porque a avaliação psicológica das suas aptidões revelaram áreas para as quais não têm bases científicas. Olhando para trás alguns anos, e recordando o meu problema com esta disciplina, (tive de repetir o nono ano para conseguir compreendê-la), e o conselho que a minha pobre professora me deu, quando eu ainda sonhava ser astrónoma, era que não seguisse ciências porque ficaria irremediavelmente com a cadeira de matemática em atraso. Pensei no assunto e vi como tinha razão! Provavelmente aconteceria comigo o que aconteceu com os imensos jovens que eu encontrei ao longo da minha vida e que ficaram com o secundário incompleto devido a esta ou outra disciplina em atraso, desistiram das suas ambições académicas devido a isso. O mesmo se passou com os meus filhos. Tenho um que não é bom aluno, revelando muitas dificuldades a nível da concentração, e outra que não sendo brilhante é uma boa aluna. O primeiro não quer entrar na faculdade, querendo optar por um curso médio; a segunda não quer deixar a matemática porque, embora não seja aluna de quatro, compreende a disciplina e gosta. O primeiro vê as suas escolhas encurtadas devido à matemática que invade todas as áreas, teve de optar pelas letras, onde a história é também o seu calcanhar de Aquiles; ela, não querendo a matemática mais difícil, optou por um curso também de letras e escolheu matemática aplicada às ciências humanas. Isto não me tranquiliza muito, e já a avisei que tem de estudar todos os dias porque não ser fácil. O que eu não compreendo é porque é que esta disciplina se tornou, subitamente, tão importante a ponto de incluir os currículos até dos cursos médios. Será que, para cumprir ordens simples será a matemática necessária?
Fátima Nascimento